Dropdown menu

Problemas com o vídeo? Seguir o tutorial abaixo pode ajudar.
Clique aqui para acessar o tutorial.
Saiba mais sobre isso clicando aqui.

Quem somos

Quem somos nós?

Tout d'abord: sim, somos cinéfilos.

Cinefilia é um termo utilizado, na maioria das vezes, de forma errada, superficial e fechada: é tido como cinéfilo apenas aquele "capaz" de realizar uma profunda análise crítica da parte técnica do filme ou que, ainda, "entende" toda a complexidade poética e filosófica de um filme qualquer. Pior do que isso: para ser considerado um cinéfilo, sua opinião deve ter algum "apoio moral"; ou seja, uma parcela mínima de pessoas - que tenham certa visibilidade no meio cinematográfico - devem concordar com seu argumento. Se for um diretor renomado, melhor ainda. Sendo direto: isso é burrice. Sim: de fato quem preenche os requisitos citados acima podem ser cinéfilos. Talvez a maioria deles seja. Entretanto, há de se admitir também o cinéfilo como aquele que nutre "entusiasmo e fascinação pelo cinema". Esse, por sua vez, é, mais do que mero crítico, um amante do cinema.
Amamos muitas vezes algo que não compreendemos plenamente. Entretanto, como se tivéssemos tal compreensão, continuamos amando. Nossa relação com o cinema é a mesma: amamo-lo apesar de - ou, pelo contrário, devido a isso - não entendemo-lo em sua totalidade. Nos entregamos de corpo e alma a ele porque nos intriga ao mesmo passo que nos compreende. Um mesmo filme pode, em um momento triste, chorar conosco ou tirar um sorriso do nosso rosto (como o Coringa) num momento em que nem mesmo o nosso melhor amigo o faria. E o que damos em troca para um amigo senão a amizade? O "amor-de-amigo"? Mais do que isso: tentamos compreendê-lo.
Portanto: sim, somos cinéfilos. Cinéfilos porque amamos o Cinema, porque sentimos prazer em presenciar e sentir a obra cinematográfica. Falamos como especialistas? Pois somos amadores. Amadores como Hitchcock, Godard, Bergman ou qualquer outro cineasta que, acima de tudo, ama o cinema. E, a partir do momento em que se tenta enxergar o filme além do filme, todo diretor, crítico, ator, montador, roteirista etc. sai da zona de espectador e se transforma num cinéfilo propriamente dito apenas pelo "tentar", pelo desejo de dar ao filme um significado, de dar-lhe um propósito. E foi por isso (e por prestígio hueuhe) que criamos o Cinema e Prosa: para vermos crescer um público que não se contenta no mero ato de ver uma sequência de cenas, mas, ao contrário, insiste em  tentar sentir exatamente o que ela quer transmitir, estender um tapete vermelho para a sétima arte.
Tentaremos aqui disponibilizar filmes de todo tipo (dos blockbusters até os considerados cult), sempre visando atender aos pedidos, que poderão ser realizados no nosso perfil no Filmow ou na nossa página no Facebook. Para críticas ou sugestões, disponibilizamos os mesmos endereços. Pedimos que qualquer erro/problema ao assistir a um filme seja notificado imediatamente, para que possamos consertá-lo o quanto antes. Além disso, vocês podem entrar em contato também pelo nosso e-mail (cinemaeprosaonline@hotmail.com). 



Administradores